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16 Setembro 2021

Parece que os dias de glória do aplicativo SOL estão chegando ao fim, mas isso não é notícia ruim, pelo contrário.

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Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brTutorial Auto Audio Ducking no Vega Video sem Plugins adicionaisScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Auto Audio Ducking é o efeito de baixar automaticamente o volume da música ou qualquer outro som "de fundo" quando a voz aparece. Por exemplo, durante uma gameplay, baixar automaticamente o som da gameplay quando há um comentário de voz. 

Este efeito é muito útil para quem produz conteúdo em vídeo ou mesmo apenas áudio. Vale salientar que para aplicar é preciso ter as trilhas separadas de voz e gameplay/música. Como sempre uso uma placa da Nvidia, vou explicar como usar para este fabricante, não sei como fazer em placas da AMD. Talvez seja necessário usar softwares externos como Audacity ou um gravador de vídeos como o OBS ou Action.

O driver da Nividia usa o Shadowplay (que agora é integrado ao Nvidia Gforce Experience©), o qual permite a separação de áudio.

Para ter áudios separados usando o Geforce Experince:

1- Clique em Mostrar ícone Ocultos na barra de Ferramentas, em seguida clique com o botão direito em Definições da Nvidia

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brìcone de Gerenciamento da NVIDIAScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

2 - clique em NVIDIA GeForce Experience

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAcessando o NVIDIA Geforce Experience©Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

3 - No canto Superior direito da janela do Geforce Experience, clique em "Abrir overlay durante o jogo"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brBotão de overlay em jogoScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

4 - Clique no ícone do Microfone e em seguida em Configurações

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAcessando as configurações de áudioScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

5 - Em Trilhas sonoras, escolha "Separar em duas trilhas"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brSeparar as trilhas de sistema e de microfoneScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Pronto, agora seu vídeo terá uma trilha pa a gameplay e outra para a voz/microfone. Muito útil em outra situações, pois você poderá excluir trechos de áudio (tosse, palavras incorretas, etc.) que não deseja que fiquem no vídeo final.

Agora, vamos à parte do Vegas.

1 - Abra o Vegas Vídeo e importe o vídeo da gameplay, arrastando e soltando diretamente do Windows Explorer para dentro da área de trabalho do Vegas

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAbrir o vídeo no Vegas VideoScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Ou no Menu File -> Import e em seguida arraste o vídeo para a área de trabalho do Vegas. 

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brImportar o vídeo tem o mesmo efeito que arrastar e soltarScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

2 - Se desejar, escolha "Sim" (Yes) para ajustar o Projeto automaticamente de acordo com as propriedades do vídeo.

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfirmação para que o Projeto tenha as mesmas propriedades do vídeoScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

3 - Duplique as trilhas de gameplay e da voz. Com botão direito sobre a Propriedade da Trilha e escolha "Duplicate track"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brDuplique as trilhas de áudioScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Ficando assim com 4 trilhas de áudio

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brResultado final, após duplicar as trilhas de áudioScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

4 - Aconselho a selecionar todos os elementos e criar um novo grupo, para evitar desalinhamento acidental (desalinhar trilha seria arrastar uma das trilhas separadamente). Clique na trilha vídeo e em seguida, segurando a tecla de Control (Ctrl) clique nas trilhas de áudio, assim vai adicionando à seleção (marcadas com contorno amarelo). Pressione a letra "G" ou, se preferir, clique com o botão direito em qualquer uma das trilhas e escolha "Group -> Create New"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAgrupe todas as trilhas para evitar desalinhamento.Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

5 - Faça um teste. Clique apenas uma vez na última trilha de áudio, em seguida segure e tente arrastar essa mesma trilha. Se deu tudo certo, todas as trilhas irão se mover juntas

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brTeste para ver se o agrupamento foi bem sucedido.Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

6 - Também é interessante deixar algum espaço na área de trabalho das trilhas, arrastando a linha divisora para cima:

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAumentando a área de trabalhoScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

7 - Agora, vamos criar as trilhas de BUS. Pressione "CTRL + Alt + 5" ou no "Menu View -> Window -> Mixing Console"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAcessando o Mixing ConsoleScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

8 - Aumente um pouco a janela do "Mixing Console"¹, se necessário e clique duas vezes no botão "Insert Bus"²

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAumentando a área útil do Mixing Console.Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

9 - Clique com o botão direito em "Pan Slider" (o triângulozinho acima da palavra Center) em Bus A e escolha "Balance (0 dB Center)" - Repita este processo para Bus B

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brCentralizando o balançoScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

10 - Agora, arraste o "Pan Slider" de Bus A totalmente para a esquerda

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brBus A desliza tudo para a esquerdaScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

11 - E o "Pan Slider" de Bus B totalmente para a direita

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brBus B desliza tudo para a direitaScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

12 - Clique em "Fx" do Bus A e escolha "Wave Hammer Surround"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAdicionando EfeitosScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brSelecione o Wave Hammer SurroundScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

13 - Na orelha Compressor:

a - Defina qual o volume da música ou da gameplay deverá ficar quando a voz for sobreposta, ou seja quanto deve diminuir o volume da música/gameplay para que a voz apareça com clareza. Este detalhe você pode ir ajustando mais à frente, quando formos ouvir o resultado. No meu exemplo, deixei em -35,5.
b - Desmarque "Smotth Saturation"
c - Zere o Attack Time
d - Coloque no máximo Release time e Smart release

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfiguração da aba CompressorScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

14 - Na orelha Volume "Maximizer", clique em "Bypass Volume Maximizer"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfiguração da aba Volume MaximizerScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

15 - Em seguida, na orelha "Routing", desmarque "L" em "Channel(s) to use for control signal":

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfiguração de Routing para Bus AScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

16 - Repita os mesmos passos para Bus B, porém em Routing, desmarque "R" de "Channel(s) to use for control signal":

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfiguração de routing para Bus BScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

17 - Feche a console de Mixagem e vamos configurar as trilhas.

18 - Expanda um pouco as áreas das trilhas de voz, clicando na divisão entre elas e arrastando para baixo, até que apareça a linha Bus A

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAumentando a área útil de Propriedades da trilhaScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

19 - Na trilha superior, dê duplo clique no botão de controle do "-Inf". de Bus A para que o controle centralize. Em seguida, arraste o controle de "Pan" totalmente para a esquerda

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAjustes para Bus A da VozScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAjustes para Bus A da VozScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

20 - Na trilha inferior. Arraste o "Pan" totalmente para direita (não mexa no volume *-Inf*desta vez!)

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAjuste para a segunda trilha de Voz, sem trocar a BusScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

21 - Em seguida, troque de Bus A para Bus B

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brTrocando de BusScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

22 - Agora sim, centralize o controle de volume

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brCentralizando o volume da Bus BScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfiguração final da Bus BScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

23 - Certifique-se que as duas trilhas de voz estejam usando a saída "Master". Clique com o botão direito sobre a propriedade da trilha e escolha "Output -> Master (Microsoft Sound Mapper)"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfirme a saída de voz para MasterScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

24 - Faça este procedimento para as duas trilhas de voz!

25 - Agora, Clique com o botão direito sobre a primeira trilha de música/gameplay e escolha "Output -> Bus A"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAjuste a saída de áudio da música/gameplay para Bus AScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

26 - Deslize o controle "Pan" tudo para a esquerda:

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAjuste o balanço da Bus AScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

27 - Depois, na segunda trilha de música/gameplay, escolha "Output -> Bus B"

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brConfirme a saída de áudio para Bus BScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

28 - Deslize o controle "Pan" tudo para a direita

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brAjuste o balanço da Bus BScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Se tudo correu bem e você seguiu exatamente todo os passos, o áudio da música/gameplay deve abaixar automaticamente cada vez que a voz aparece. 

29 - Faça o teste, dê "play" no vídeo.

Screenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.brFaça o teste, clicando em PlayScreenshot - Alex Zuotoski - zpeed.com.br

Utilizei como base o vídeo do Xarqus: https://www.youtube.com/watch?v=bzs47330lsg&ab_channel=XarquS
Canal do Xarqus no Youtube: https://www.youtube.com/@XarquS

Vegas Vídeo pode ser adquirido na loja original: https://www.vegascreativesoftware.com/us/vegas-pro/
Ou em promoções do Humble Bundle: https://www.humblebundle.com/software/vegas-pro-discover-your-endless-freedom-software

Assista ao vídeo do tutorial no meu canal oficial do Youtube:

Deixe seu comentário, o que achou do artigo, com dúvidas e sugestões. Será respondido dentro do possível

Site Oficial do Assetto Corsa: https://www.assettocorsa.net/en/

Compre na Steam: http://store.steampowered.com/app/244210/

Baixe o 7Zip para descompactar arquivos 7z: https://www.7-zip.org/download.html

Baixe também o Notepad++ para editar os arquivos de configuração conforme mostro nos meus vídeos: https://notepad-plus-plus.org/downloads/

Download de Content Manager: https://assettocorsa.club/content-manager.html

Download de versões do CSP (Custom Shaders Patch): https://acstuff.ru/patch/

Patreon do Ilja para baixar o CSP com modo chuva incluído: https://www.patreon.com/x4fab

Discord do CM e CSP: https://discord.gg/Z2FDzZ88

Download do SOL: https://www.racedepartment.com/downloads/sol.24914/

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Discord do SOL/Pure: https://discord.gg/fM8zVzP

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Também conhecido como X4Fab, é o criador do Content Manager e Custom Shaders Patch. Um icone!

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Outro ícone da comunidade do AC é Peter Boese, é o criador do SOL.

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